Minha lista de blogs

quarta-feira, abril 08, 2015

País de futebóleres*



Hein?
"País do Futebol" ou "Pátria de chuteiras", como é chamado no exterior, o Brasil não foi o inventor do futebol, mas se tornou o solo fértil para a difusão e popularização do esporte, em todo o mundo. Prova disso, são as inúmeras variações futebolísticas criadas no país, como o futebol de areia, o de salão, o society, o de botão e até o futvolei.

A presença do futebol é tão marcante na paisagem brasileira que não há uma vila, aldeia indígena, mosteiro religioso ou penitenciária sem um campo de futebol. 
O esporte está presente na política, na moda, na culinária, nas artes plásticas, no cinema, na literatura, no teatro, na música popular e até na música erudita. Para alguns, o futebol é religião, para outros é arte. Na verdade, é um pouco de tudo isso e algo mais...

Os números do futebol no Brasil são expressivos, mas não os maiores do mundo, segundo a Fifa. O número de clubes do Brasil - quase 30.000 - é menor que o da Inglaterra, enquanto o número de pouco mais de 2 milhões de jogadores cadastrados é menor que o da Alemanha. Também o total de jogadores é menor do que os de países como a Índia e a China.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade que organiza o futebol brasileiro, com as 27 federações estaduais vinculadas. A entidade, com sede no Rio de Janeiro, organiza o Campeonato Brasileiro de futebol e também é responsável pelos torneios de futebol feminino do país.

O futebol.br em números

Clubes: 29.208
Jogadores registrados: 2,1 milhões
Jogadores não-registrados: 11,2 milhões
Campeonatos estaduais: 27
Divisões: séries A, B, C, D
Jogos profissionais: 5 mil por ano
Competições anuais: mais de 100
Árbitros registrados: 61 mil

Algumas curiosidades


Clube
: o primeiro foi o Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900.

Estádio: Da. Veridiana Prado tomou a iniciativa em 1902, em São Paulo. Em torno do campo foi feito o primeiro velódromo (pista de ciclismo) do país.
Bola: somente em 1900 o Brasil conseguiu fabricar a primeira.
Primeira partida: no Rio de Janeiro, em 1874, entre marinheiros ingleses, numa demonstração para a Princesa Isabel. O primeiro jogo competitivo aconteceu em São Paulo, entre funcionários de empresas inglesas, em 1895.
Campeonato: o Paulista, de 1902, foi o pioneiro
Jogo internacional: a primeira partida oficial da seleção brasileira contra uma outra seleção aconteceu em 20/09/1914, contra a Argentina. E começamos mal: os argentinos venceram por 3x0 e deram início à eterna rivalidade.

Dados do Brasil

ÁREA TOTAL 8.514.876 km2
EXTENSÃO DA COSTA 10.959 km (IBGE)
NOME OFICIAL República Federativa do Brasil
NÚMERO DE MUNICÍPIOS 5.507 (IBGE, 2000)
POPULAÇÃO 193 milhões de habitantes (IBGE, 2008)
TERRAS INDÍGENAS 299 (demarcadas); 207 (não-demarcadas

Fonte:http://www.portal2014.org.br/o-futebol-brasileiro/
            *neologismo criado por Mário de Andrade, em Macunaíma 

Toques:

Apesar do Brasil ter 193 milhões de habitantes, a minuscula Argentina possui o maior numero de jogadores nas cinco ligas mais importantes do mundo. Em numero de tecnicos, tambem perdemos de goleada.

A Argentina é aqui do lado. O que o Avai esta esperando para garimpar algum bons jogadores argentinos para montar seu time e encarrar o Brasileirão sem dar vexame?

Queremos ver suor, raça, sangue e respeito ao manto avaiano. Com eles em campo isso não vai faltar. E pelo que os "hermanos" tem de prestigio la fora podem vir marcar historia no Avai como marcaram os Uruguaios, Fossati e JJ Rodriges.

2 comentários:

  1. Boa noite Sérgio.Não sou tipo puxa saco mas concordo com o que você falou.E agradeço pela aula sobre a história do futebol. Pronto. Cá estou!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sandra Pereira. Seja bem vinda ao meu blog. Volte sempre. Comentario sucinto e importante, melhor ainda acompoanhado de elogio ao blogueiro. Obrigado pelo comentario e o elogio. Tenha um bom final de semana!

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.