Minha lista de blogs

quinta-feira, outubro 11, 2012

Noticias do Avai_HOMENAGEM A ITÁ-SC




Neste sábado, dia 13, no jogo contra o CRB, a cidade de Itá, que fica na região Oeste de Santa Catarina, será a homenageada na camisa dos goleiros do Avaí. A cidade possui a maior Usina Hidrelétrica do Rio Uruguai, com produção de até 1.450 MW/h, e fica à 472 km de Florianópolis.
O goleiro avaiano entrará em campo com a camisa especial que trará a imagem da Igreja Matriz São Pedro, o principal ponto turístico da cidade. Uma comitiva da prefeitura estará na Ressacada para receber a homenagem.
A história de Itá
Itá é uma cidade turística, localizada às margens do Rio Uruguai, no Oeste de Santa Catarina, à aproximadamente 60 km de Chapecó.
Foi colonizada em meados de 1919, quando o primeiro habitante, Sr. Theodoro Scheuble adquiriu uma gleba de terras da empresa colonizadora LUCE ROSA & CIA LTDA, tendo escolhido este lugar pois parecia muito com seu local de origem, o norte da Alemanha. Além de alemães, Itá também teve forte colonização de italianos.
O Município teve sua emancipação político-administrativa no dia 13 de dezembro de 1956, mas apenas no ano de 1978 a população recebeu a notícia que mudaria a história daquela pacata cidade do Vale do Uruguai. Itá desapareceria e daria lugar ao lago de uma grande Usina Hidrelétrica, que iniciaria a sua construção pela Eletrosul.
Mesmo com o descontentamento da maioria da população, nos anos 80 iniciou-se a realocação das famílias para uma nova cidade, que estava sendo construída no alto de uma montanha, há cerca de cinco quilômetros da velha Itá.
No fim dos anos 80, após a redução do aporte de Recursos Federais houve a diminuição no ritmo das obras, o que ocasionou a coexistência de duas cidades, sendo alguns serviços ofertados na antiga Itá e outros na nova.
Em 1994 retomaram-se as obras em ritmo normal, sendo que em 1996 foi inaugurada a nova cidade, que contava com espaços totalmente pensados, tendo sido uma das primeiras cidades planejadas do Brasil.
No ano de 1999, após três tentativas para derrubar as Torres da Igreja Matriz São Pedro, o Prefeito Municipal à época, Senhor Milvo Zancanaro, decretou que não mais houvesse tentativas para derrubar as torres e convocou um plebiscito, no qual a população itaense decidiu pela manutenção do que hoje é o principal ponto turístico do município.
Em 2000, finalmente foi inaugurada a UHE Itá, com 1.450 MW/h, sendo até o momento, a maior Usina Hidrelétrica da bacia hidrográfica do Rio Uruguai. O lago da UHE Itá proporcionou um novo ciclo para aquele município que já havia tido como sua principal fonte de renda a cachaça, a madeira e a agricultura. A partir daí, começou-se a pensar no turismo.
Doze anos depois, Itá desponta como uma das cidades turísticas que mais se desenvolve no Sul do país. Atualmente, vários eventos são reconhecidos regionalmente e estadualmente, como é o caso do Carnaval Náutico, do Réveillon, da abertura da Temporada de Verão em novembro e do Festival de Inverno, um evento que acontece entre os meses de julho e agosto e que foi criado em 2009, mas que a cada ano se consolida ainda mais.
Itá é um paraíso que encanta. Conheça esta cidade e venha desfrutar das lindas paisagens que você encontra aqui.
Itá é uma cidade totalmente planejada, para que você possa desfrutar da tranqüilidade e o aconchego do povo hospitaleiro e das belezas naturais que cercam o município. A cultura local, a culinária típica, o alto padrão da rede hoteleira e a diversidade de serviços, fazem de Itá um dos principais pólos turísticos do Estado Catarinense.

A Nova cidade de Itá é uma cidade totalmente planejada em virtude da construção da Usina Hidrelétrica de Itá. As curvas e o leito do Rio Uruguai, foram os responsáveis por esta grande mudança, mudança pela qual veio para criar novas oportunidades e abrir novos horizontes aos itaenses, transformando a pacata Itá em um dos maiores pólos turísticos do nosso Estado.

Itá tem gravada na sua rica história os importantes registros do tempo onde os balseiros foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico do município, quando em 1919, fora implantada a Empresa Madeireira Luce Rosa & Cia Ltda.

Parabéns a bela cidade de Ita! Parabéns ao Avai pela divulgação de nossas cidades para o mundo.

Escolha o seu mundo. Em Santa Catarina sempre existe um pedacinho desse mundo e paraíso para você desfrutar.

O sul é o meu mundo, Floripa meu paraíso.


4 comentários:

  1. SC tem uma diversidade maravilhosa não precisamos sair daqui para conhecermos lugares lindos eles estão bem perto de nós,SC vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, através do Avai o turista fica conhecendo um pouca de cada cidades homenageada, mas todos ficam curioso para ver de perto todos esses encantos que poucos Catarinenses conhecem. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Mas na verdade quem ganha somos nos por saber que não precisamos viajar tao longe, pois temos em nosso Estado um pedacinho de cada lugar aqui pertinho da gente. Abçs

    ResponderExcluir
  3. SERJÃO =FLORIPA= MEU PARAISO. SANTA CATARINA MEU PAÍS. E O AVAÍ NOSSA PAIXÃO.

    RICA CÂMARA.

    ET. = VALEU PELO COMENTÁRIO E DETALHAMENTO DE NOSSA ITÁ. (ANTIGA E NOVA ITÁ). CONHEÇO A VELHA ITÁ. ESTIVE A SERVIÇO PELA BESCRI E DEPOIS PELA FUSESC. A NOVA ITÁ ESTAVA COMENÇANDO A SER PLANEJADA NA MINHA ÉPOCA. FICA NO ALTO DO MORRO.

    ResponderExcluir
  4. Júlio Richard Câmara,"FLORIPA= MEU PARAISO. SANTA CATARINA MEU PAÍS. E O AVAÍ NOSSA PAIXÃO." Eu concordo com você e assino embaixo. Então esse post para voce foi uma volta ao passado? Hehehe
    Boas lembranças é bom demais. Abçs

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.