Minha lista de blogs

sábado, abril 28, 2012

Deu na mídia_ Somos minoria



Preserve o Mané

O jornal ND de hoje traz uma bela reportagem sobre a população de mané, devia ser guardado para ser mostrado as futuras gerações.

O que prevíamos, o Censo comprovou.

Censo mostra que Manezinhos já são minoria em Florianópolis.
Imigração. Censo de 2010 revela que dos 421.240 moradores de Florianópolis, 51,71% são de outras cidades

Os manezinhos já são minoria em Florianópolis. Os que nasceram aqui são 48,29% dos que moram na Capital catarinense. Os outros 51,71% vieram de outras cidades, Estados e países. Mas a grande parcela dos migrantes é de Santa Catarina: 69,61%. Os dados são do Censo 2010, mas foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nos últimos dez anos, houve um salto no número de migrantes. O índice de pessoas vindas de fora, em 2000, era de 12%, que correspondia a 40.501 pessoas. Em 2010, chegou a 217.823 “forasteiros” em Florianópolis. E ainda tem a probabilidade de esse número ter aumentado nos últimos dois anos.

Ananda Eluf, 35 anos, planejou uma reviravolta na vida. Trocou a metrópole paulista pela Ilha de Santa Catarina, onde pode criar sua filha Dara, 9, com tranquilidade. “Mesmo sendo uma capital, Floripa mantém uma aura de interiorana”, afirmou a professora, que mora há oito anos no Campeche e se sente “uma manezinha de coração”. Ananda contou que criou laços fortes com as pessoas da cidade. “Tenho muito carinho por todos e tudo que é daqui, inclusive, esse dialeto único”, se diverte.

Com o aumento do fluxo de turistas, Florianópolis chegou ao 3º lugar, neste ano, entre as cidades que mais recebe estrangeiros no Brasil, segundo o governo federal. Essa estatística fez com que dobrasse o número de gringos que vive aqui. Em 2010, quase 7 mil foram registrados pelo Censo.

Maria Pereira, nativa da Ilha, não vê problema nesse crescimento, desde que não prejudique a cultura e o cotidiano dos manés. “Esse lugar é uma maravilha, mas para que continue bom, aqueles que vêm de fora não podem impor sua vontade. É preciso entender e respeitar os costumes daqui”, avisou.
População Grande Florianópolis

Total população
Brasileiros
Brasileiros naturalizados
São José
209.804
209.494
310
Governador Celso Ramos
12.999
12.961
38
Biguaçu
58.206
58.130
28
Florianopolitanos pelo mundo
Os manés estão contribuindo com a máxima de que há brasileiros em todos os cantos do mundo. Cerca de 2.900 florianopolitanos emigraram para 31 países, de acordo com o último censo demográfico, feito pelo IBGE, em 2010. Estados Unidos é a nação mais procurada pelos nativos, que recebem, atualmente, 720 ex-moradores da Capital catarinense.

Onde eles foram parar
Pode-se dizer que há uma cidade de pequeno porte formada só por manezinhos morando fora do país. Afinal de contas, na cidade de Palmeira, por exemplo, no Planalto de Santa Catarina, vivem 2.373 pessoas, número que chega perto ao de “exportados” de Florianópolis.

De acordo com as informações do censo, hoje uma população de 491.645 brasileiros emigraram. Deste total, o Estado de São Paulo é o que mais envia pessoas para fora do país. As estimativas do censo apontam que do total de brasileiros no exterior, 21,6% são originários de São Paulo. O ranking ainda aponta os estados de Minas Gerais (16,8%), Paraná (9,3), Goiás (7,2%) e Rio de Janeiro (7,1%) como os que mais têm emigrantes.
Florianopolitanos fora do país: 2.837
Faixa etária: 15 a 59 anos
Publicado em 28/04-08:40 por: Aline Torres.
Atualizado em 28/04-11:41

Muita clama nessa hora


A pouco tempo conversando com Cacau Menezes em um papo descontraído, comentei que o Mané não estava votando em Mané, o que ele retrucou:
- Acorda brother, somos minoria. Estamos em extinção. So a partir desse hora que cai na realidade. Não votamos em mané porque somos minoria. Esse paraíso não é mais só nosso.

Tudo bem, isso é inevitável, pelo comportamento dos atuais moradores da pra ver que estamos em extinção, cidade limpas, tranquila não existe mais. Concordo com a Maria Pereira, não vejo problema nesse crescimento, desde que não prejudique o cotidiano dos manés. Esse lugar é o paraíso, mas para que continuamos com boa qualidade de vida, temos que preservar nossa natureza e aqueles que vêm de fora não podem impor sua vontade. É preciso entender e respeitar nossa cultura e nossos costumes.

Preserve mais uma especies em extinção, preserve os Manezinhos!

Vixe!!! Como é que pode, né? Tem que fica com os "Zóio" bem aberto. Fica com "bilro" na mão que eu vou "andar" com a Maria.

O blog é de todos, leia e divulgue.
Como vou saber da sua visita se vocês não deixarem um comentário?
Claro, se me der a honra de seus comentários ficarei imensamente feliz. Assim tu me agradas!
Ó-lhó-lhó-lhó; tão, então!

2 comentários:

  1. Serjão, ainda acho que tem mais gaucho no Rs do que em Floripa, aqui em coqueiros, em especial a bela canasvieiras, onde eles estão botando a gringalhada para correr !!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, depois dessa vamos pedir Cota. Afinal, não somos minoria? Hehehe

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.