Minha lista de blogs

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Não era passarinho...?



Por essa nem eu esperava. Sim, nessa eu estava junto. Estava eu e um grupo de amigos, ouvindo Jorge Aragão e discutindo as reais possibilidades do Avaí levar o primeiro turno. Quanto uma pessoa que não vou citar o nome (não é seu Antonio!) ouve um lindo canto de pássaro, provavelmente um Trinca Ferro Dobrador.
Aí né a conversar seguia mas tranqüila que Pingo e Chica(Bucica) dois cachorros( papa-ovo) do dono do pedaço. Eis que o som do pássaro voltou a ecoar pelo recinto, cheio de Originais já devidamente derrubadas, sobrando só a água mineral do Marrom.
- Parem, escutem. Tem um trinca ferro solto.
Sabedores que somos que o homem adora Canário Do Reino, possuindo quatro deles, que mais parece "cambacica, porem devidamente registrados no IBAMA como canário do reino.
Segundo uma fonte, há mais de 5 séculos estes belos, coloridos pássaros são capazes de formar duetos e quartetos musicais, tem encantado milhares de pessoas no mundo todo.
Antes da Revolução Industrial era comum a manutenção de Canários pelos artesões nas oficinas e lojas, como forma de entretenimento. Essa prática de manter os Canários no local de trabalho foi adotada também pelos mineiros de carvão, que os utilizavam como alarme, pois caso estes morressem dentro da mina era sinal de que havia vazamento de gás. Após essa aula sobre o pássaro predileto do meu amigo, vamos ao que interessa.
Pois não é que o ilustre "Lusitano"(Português, ia pegar pesado), mesmo “constipado” empombou de pega o passarinho. Ó-lhó-lhó. Quem teria papo suficiente para persuadi-lo de muda de idéia se ele achou que estava de "rabo virado pra lua". Oh Loco! Eu com "cosquinha na língua" doidinho pa fala a verdade. Corre pra la, pra ca atrás do alçapão, achou, colocou ao lado da gaiola de seu “coleira” ( que fique entre nos) rolha de pior qualidade.
No aparelho Made in Paraguai, o CD de Jorge Aragão voltou a tocar e o canto do pássaro cada vez mais alto. Nosso amigo pausa o som, o passarinho ficou mudo, ligou, o pássaro estava mais estridente que o homem da cobra.
Acabou a musica, acabou o canto.
- Eu ainda não acredito no que vi. O cara estava tentando pegar o “passarinho” de Jorge Aragão. O que?
To com dor de barriga de tanto rir. Hehehe

Antes que ele mandasse todos tomar na "Argola". E nos, A tua que é mais pirua !
Sua expressão de tristeza foi tanta, que resolvemos pagar uma rodada de cerveja no Bar do Bicudo.
É bom que se esclareça. A expressão "Bicudo" não tem nada haver com o humor do dono do bar, talvez o tamanho do nariz. Não sei. Um "amigo da onça" melhorado. Tax compreendendo.
O cara é meu amigo e "aletrado", mas essa é de "arriá o bago dos oios de tanto chora de ri".
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Depois dessa saio rapidinho porque to com uma "sultura" que da dó.

Nota: A tradução de algumas expressões você só encontra no livro;
Dicionario da Ilha - Falar&falares da Ilha de Santa Catarina.
Vendido em bancas de revistas e em alguns Restaurantes tradicionais de Floripa.

Compras Online:
www.saraiva.com.br/
www.livrariascuritiba.com.br/
www.livrariascatarinense.com.br/
www.livroselivros.com.br/
Cobra Coralina Edições: cobra.coralina@ig.com.br

Tbm no site: http://www.deolhonailha.com.br/

14 comentários:

  1. Canário é coisa seria e como tal todo cuidado é pouco. Vou completar o comentário do nosso “QUIRIDO SERJÃO”.

    O canário (Serinus canaria), ou canário do reino, ou, popularmente, canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome das ilhas vem da palavra em latim canaria que significa "dos cães", já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário-do-reino foi dado em oposição ao canário-da-terra-brasileiro, pois os canários eram levados por piratas e navegadores como presentes aos reis europeus.

    Pois agora, como fico nesta parada. Vou deixar pro Prof. Marrom defender a minha parte. Abçs. Antonio_C.

    ResponderExcluir
  2. Antonio_C, gostei da informação complementar sobre o pássaro.
    É neste papo esticado, que acontece depois dos posts, com direito a vai-e-vem de reflexões das réplicas e tréplicas, que a verdadeira magia do blog acontece.
    Valeu o comentário, mas o Prof. Marrom não esta em condições de te defender. Mi admira de ti, Marrom "vai te virar de bunda" na ocasião estava com "pianço" mal conseguia "lavar as partes" tanto é que só tinha tomou Água imperatriz, essa que vem bem daqui pertinho de nos, portanto muito normal, para um caso anormal. Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Serjão. O momento é real e cuja atmosfera conduzia para tal. Na quinta do quinto elemento o que fazer. A realeza, grandeza, sabedoria e harmonia estão como a situação acontece. Como diz a música: “Tem dias que a gente se sente ...”. “Tamo Vivo, Tamo Junto”. Abçs. Antonio_C.

      Excluir
  3. Extraordinário. Ri um bocado que a barriga dói.

    ResponderExcluir
  4. Como é isso Serjão??? Ele queria pegar o passarinho do Jorge Aragão???huahuahuahuahu
    Esta raça é fogo...kkkk essa foi bouaaaaaa....
    abração a todos...

    ResponderExcluir
  5. Antonio_C conforme combinado, o post sobre o Berbigão do boca saia amanha. Amainô! (acalmou)

    ResponderExcluir
  6. Aguiar, gostou? Então amarelo da Goiaba, poe no teu blog.

    ResponderExcluir
  7. Odinilson, antão em ti conto. Nao quiz achincachar o amigo, apenas descrevi um caso real.
    Inda bem que o cara não é alambicado(resumindo bicha).

    ResponderExcluir
  8. Fala Serjão. Depois destas duas ficamos no aguardo das fotos lá na Pedra do Índio, caminhadas da Praia do Saquinho. Abçs. Antonio_C.

    ResponderExcluir
  9. Antonio_C, como já falei só publico o dia que o FFC for campeão Brasileiro. Como você pode notar, a foto sera impossível de ser vista. Hehehe

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkkk, eu só imagino a cena! Po, eu já tava desconfiado: trinca-ferro por aqui é difícil né?
    Na minha cidade natal ocorreu uma + - parecida: o moleque matou o canário do irmão mais velho e, pra não apanhar, pegou uma "rolinha" e pintou. Ficou conhecido na cidade como "canarinho", mas apanhou igual. Quem duvida é louco.

    ResponderExcluir
  11. George, pintou a rolinha? Essa é pacabá. Pela sua narrativa esta parecendo que a historia aconteceu com voce. Sera? Po, explicá direitinho essa historia pra manezada.Abs

    ResponderExcluir
  12. Essa do passarinho do nosso AVAIANO Antônio eu vi...
    e a credite se quiser,
    o “pajarito” gosta mesmo do Jorge Aragão e canta feito louco quando o ouve,
    proponho um teste: colocá-lo em frente a um rádio,
    quando na estação estiver narrando um gol do Avai,
    vamos contatar que além de sambista o bichano é havaiano... Viva o Leão....

    ResponderExcluir
  13. experiência, voce tem experiencia e conhecimento do “pajarito” do Antonio. Apos 29 anos de casado e com o “pajarito” em alta.
    Parabéns, Antonio. Dax um banho!

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.