Minha lista de blogs

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Pelada - Quem não gosta?



“Um outro olhar”, a emocionante reportagem de Fabio Bispo, com ajuda da fotografa Rosane Lima, publicada no Jornal Noticias do Dia, 20 de dezembro de 2011. Traz uma serie de fotos de peladas realizadas na grande Florianópolis. Desde meus tempos de criança nada mudou. Como foi dito, num estante, o anônimo vira craque. Não importa se a partida vale uma Coca Cola ou o direito de jogar até o por do sol. Nos campinho, a regra é uma só: o jogo não pode parar.

Na comunidade da Queimada, Serrinha, Campeche, entre os índios do Morro dos Cavalos, os quilombolas (sim nos temos) de Valongo (Sertão do Valongo, Porto Belo)ou em qualquer lugar onde houver uma pelada. A vitoria esta no lance único. Na jogada que arranca suspiro e emoçoes sucessivas. Porque no próximo dia todos voltam, instintivamente para mais um jogo entre peladeiros. Sem limite da linha, sem especulação dos cartolas, sem juiz.


Como diz Benezer Caetano, da comunidade de Valongo, se alguém fizer falta “é só um grito e deu”.
Saudade de toda aquela poeira, joelho arranhado ou tampa do dedo arrancada. Saudades dos amigos com qual fazia dupla de ataque, meio campo ou zaga. Na pelada time é meio Barcelona meio seleção da Holanda, a famosa laranja mecânica, ninguém tem posição. Qual o Barça a marcação já começa no campo do adversário, ninguém espera que o juiz marque pênalti, o objetivo é o gol. Alias, o jogo Santos x Barcelona foi um treino de um time profissional, valendo dois toques contra um time de cabeças de bagres.

Na minha idade nunca vi um time tão superior aos outros em todos os sentidos. Messi esta anos luz de Neymar. Não que seja um Maradona, esse nunca ninguém chegou próximo. Armando Diego Maradona foi o maior gênio que vi jogar, em seu pouco tempo de futebol conseguiu grandes proezas. Mas hoje Messi merece ser visto, isso ninguém pode negar.
Parabéns ao pessoal pela reportagem, a qual que nos remete ao passado onde jogar futebol era pura alegria. Que essa gurizada Avaiana se espelhe nos craques do Barcelona para que um dia possamos voltar a dizer. O Brasil pratica o melhor futebol do mundo. Por enquanto vivemos do ufanismo dos Galvoes Buenos da vida.
Parabéns, ao Jornal Noticias do Dia por nos premiar com belas e emocionantes reportagens, e por ter entre seus profissionais pessoas tao qualificadas que fogem da pauta da mesmice de outros jornais.


Fotos: Rosane Lima
Sequencia de fotos: Morro-da-queimada-bruno-paulo-adrian-lucas, Morro-da-queimada-bruno-e-lucas, Indios-morro-dos-cavalos

4 comentários:

  1. Serjão, tinha me esquecido desta de parceiro de tabelinha, tanto para jogar no ataque quanto na defesa. Quem jogou muita pelada quando criança e adolescente sabe que futebol é coletivo na sua essência mas que a individualidade deve ser usada apenas como último recurso e não como jogada costumeira.
    Que o Avaí não deixe os empresários estragarem os meninos do sub-15.

    ResponderExcluir
  2. Raniere, a pelada socializa é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar. Pode ser até no meio da rua, no alto do morro, praia ou campinho de areia, basta ter uma bola e duas traves, mesmo que as traves seja suas sandálias ou tênis, o importante é servir como referencia de gol. Na rua e descalço já arranquei muita unha e tampão do dedo. Hoje os caras ganham no mínimo 10x mais que um trabalhador assalariado, tem um equipe medica, fisioterapeuta, nutricionista os cambal e não jogam por casa de um furunco. Brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, os dois maiores genios do futebol que vi jogar foram Pelé, muitos anos luz à frente, e Garrincha. Ninguém até hoje jogou o que aqueles dois demônios jogaram.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Carlos Aguiar, só mais novo que você. Pelé só vi jogar em DVD. Portanto não posso avaliar pelo que dizem. Nisso até o nosso Pelezinho(Rafa Costa) é bom. Do meu tempo o melhor jogador que vi jogar, chama-se Armando Diego Maradona. Sua vida fora do campo não me interessa. Afinal, não tenho filhas (rsrsrs). Cada faz o que bem quer, inclusive encerrar um carreira brilhante precocemente por causa de drogas.

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.